quarta-feira, 13 de julho de 2011

Crochê: Meio Ponto Alto (9)

Meio ponto alto = m.p.a.

Os meios pontos altos são utilizados para reforço no crochê de recortes ou nas diminuições feitas em superfícies curvas, servindo de transição entre o ponto baixo e os pontos altos. Trabalhando-se sempre em meios pontos altos, obtém-se um pequeno canelado. O crochê apresentará um aspecto diferente se, ao executar meios pontos altos a agulha for introduzida entre os pontos da carreira (veremos mais a frente).

Faça o número desejado de correntinhas mais duas para virar. Por exemplo, para uma carreira de 10 m.p.a. monte 12 correntinhas ou conforme a receita manda.


1. 1ª Carreira: inicie cada ponto com uma laçada, coloque a agulha na alça de cima da 3ª correntinha, *laçada, puxe 1 ponto através das 3 argolas, fazendo 1 m.p.a.. Outra laçada coloque a agulha na alça de cima da correntinha seguinte e repita desde a explicação marcada com (*) até o final da carreira. Passe a agulha para a mão esquerda e vire o trabalho, de modo que o último ponto da carreira concluída seja o 1º da seguinte.


2. 2ª Carreira: faça 2 correntinhas para virar e pule o primeiro ponto. *Faça uma laçada, coloque a agulha sob as duas alças na parte de cima do ponto seguinte e puxe 1 ponto através das 3 argolas da agulha. Continue desde a explicação assinalada com * até o último ponto da carreira, que é a correntinha para virar da carreira anterior. Trabalhe o último ponto na parte de cima dessa correntinha e vire o trabalho.

Veja esta versão (mais a frente teremos outros exemplos com esta)


OBSERVAÇÃO: Meio Ponto Alto com a introdução da agulha entre os pontos:


1. Faça uma laçada na agulha, introduza-a entre os pontos e puxe outra laçada.


2. Faça a primeira laçada e com outra laçada feche os três pontos da agulha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...