domingo, 13 de janeiro de 2013

Vagonite - Passo 1.1 - A escolha do tecido

Conhecendo o Vagonite
O vagonite é um bordado de efeito belíssimo, podemos alternar cores em suas carreiras de ida e volta e dependendo das cores utilizadas formam-se belos prismas em profundidade. Pode-se mesclar vagonite com ponto cruz, se, bordado em tecido de Étamine. 
   O tecido Vagonite (muitos chamam de "casinha de abelha") possui trama de três fios em alto relevo, não permite a confecção de desenhos nos cantos, formas circulares ou diagonais, trabalha-se somente em carreiras verticais na direção da trama. Este tecido não apresenta avesso porque os pontos e arremates ficam no direito sem transpassar o tecido.
   O Étamine permite a confecção, em ponto vagonite, de desenhos espelhados, de cantos, de diagonais e formas circulares, porque possui tramas verticais e horizontais. O fio aparecerá no avesso (tenho trabalhos que não aparecem, irei postar) e o desenho terá aparência achatada. 
   É importante a escolha do tecido para este bordado: étamine ou vagonite. Geralmente a receita recomendará o tecido a ser utilizado e se você utilizar um pelo outro não obterá o efeito da receita.

Tecido de Vagonite

Exemplo: trabalhado em tecido de Vagonite

Étamine

Exemplo: trabalhado em tecido de Étamine
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...