quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Vagonite 16 - Motivo com beija-flor em oitinho

Que bonitinho para sua cozinha, podendo aplicar em toalhas de banho, chic! Beija-flor em oitinho.

Vagonite 15 - Oitinho para o bebê

Para o enxoval do bebê pode bordar um cavalinho em oitinho, bem fofo. Eu corto bastante a receita para melhor visualização.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Vagonite 14 - Motivo em oitinho

Olha o trenzinho, motivo em oitinho para bordar em roupas de bebês. Você ainda pode aplicar botões, ficam perfeitos. Reparem no acabamento, as sobras de linhas dentro da bainha, entre avesso e direito, perfeito!


Vagonite 13 - Motivo em oitinho

Motivo infantil, ursinhos com aplique de botões e lacinhos, bonito para bordar em toalhas de bebês, fácil de fazer. Siga o gráfico como se fosse ponto cruz e parece mesmo ponto cruz, cada carreira com um fio novo, não esqueça, reparem o acabamento desta peça, os fios de sobra estão dentro da bainha. Lembrem: clicando sobre as imagens ela abrirá outra página com o gráfico bem maior.


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Vagonite 4 - Passo a Passo - Oitinho

Técnica em vagonite que chamamos de Oitinho - é simplesmente um 8 mesmo. Veja o passo a passo desta técnica fácil e de rápida aprendizagem. Lembre-se: Para centralizar o motivo, dobre o tecido de étamine ou vagonite marcando o meio, formando quatro partes iguais; vinque-o com o ferro ou alinhave na horizontal e vertical, o cruzamento das linhas ou do vinco será o meio. Isto é importante para o motivo trabalhado ter inicio no meio e as sobras do motivo ficarem nas pontas.


Cuidado com a tensão do ponto, se puxar muito a trama ficará "estrangulada", se muito frouxa haverá sobras de fio, é só treinar e acostumar com "sua" tensão no ponto.


1. Após escolher o motivo que bordará, pegue fio por fio da trama repetindo até o ponto desejado para o início do oitinho. Aqui trabalhei em étamine, quando trabalhar em tecido de vagonite, haverá 3 fios em uma trama. Fiz com linha grossa para melhor visualizar.


2. Pule uma carreira para cima e pegue um fio da próxima trama com a agulha.


3. Volte para a trama inferior, inserindo a agulha no fio trabalhado anteriormente e no fio seguinte, formando o ponto oitinho.



4. Repita os passos anteriores quantas vezes forem necessárias para completar a carreira.






5. Terminada a carreira, você medirá outro fio para a segunda carreira. Para medir a linha a ser utilizada dobre o tecido e meça 2 a 3 vezes o tamanho da linha.

6. Como terminar seu trabalho: Ficará bem acabado se retornar com o fio sobre os pontos feitos, para isto pule o primeiro fio da trama em que a linha volta, colocando no próximo, caminhe pela trama até "achar" que está seguro e não soltará. Ou, poderá caminhar com pontos até as bordas costuradas - bainha - se já existir ou deixe as linhas soltas para fazer o acabamento após costurar a borda do tecido. Insira as sobras como mostro na foto abaixo, a sobra do fio estará próximo a bainha, aqui não pois, não trabalhei nada. Não dê nós, nem acabe no avesso, para obter um trabalho limpo.


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Vagonite 12 - Jogo para cozinha

Vagonite e ponto cruz para cozinha! Lindo. Toalha, pano de copa e capa para garrafão ou filtro, em tons amarelo e laranja dando a impressão de trigos.


Vagonite 11 - Caminho em azul e amarelo

Vejam que lindo caminho em linhas retas, com tons de azul e amarelo e acabamento barrado em crochê. O gráfico é a foto mais próxima do trabalho. Feito em étamine marfim. Clique para abrir o gráfico e depois sobre ele para aumentar.


Vagonite 10 - Caminho com ponto cruz

Este caminho de mesa em vermelho e amarelo, mais elaborado e com ponto cruz, é fácil de fazer, apesar de citarem vagonite iugoslavo o ponto é o mesmo. Vejam o gráfico virado para entender melhor o desenho  sempre formará um Z. Você pode inclusive aumentar a área bordada ou diminuir.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Vagonite 9 - Barrado para toalha

Vagonite em corações! Mais um belo trabalho fácil de fazer,  para toalha de banho, com passa-fitas, fita de cetim e bordado inglês! Um luxo. 


Detalhe

Vagonite 8 - Barrado para toalha

Barrado bege e verde em vagonite para toalhas de banho, muito fácil de fazer e ignore o número de página citado na receita, estou postando a sequência.


Detalhe

Vagonite 7 - Barrado para toalha

Outro bordado em vagonite, fácil de elaborar, vermelho ou rosa, ficam lindos nas toalhas de lavabo, mas, como disse você aplica onde preferir.


Detalhe

Vagonite 6 - Barrado para toalha

Barrado em vagonite, fácil para você treinar se for iniciante, na cor amarela para toalha de lavabo ou aplicar onde desejar. Ignore a numeração de página citadas nas receitas, estou postando na sequência os gráficos, então, não tem erro. E as fotos são bem apagadinhas, minhas revistas são velhinhas....


Detalhe

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Vagonite 5 - Toalha com ponto cruz

Os gráficos em vagonite geralmente são os mesmos fotografados, devido a variação de cores os gráficos ficam meio apagados, vejam esta toalha com vagonite e ponto cruz feita em étamine. Clique sobre o gráfico do vagonite ele abrirá e clicando novamente ele aumenta. Imprima ficará legal para detalhar o bordado.


Você usará  étamine com 1,28 m x 2,1 m; renda.
Linhas nas cores indicadas junto ao gráfico. 
Agulha arredondada, própria para bordar.
Modo de fazer: centralize o tecido e borde seguindo o diagrama e chave de sinais para as cores.

Gráficos e detalhes
 Ponto Cruz

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Vagonite 3 - Passo a Passo - Sem mistérios

Passo a passo do vagonite. Sem dificuldades você tece trabalhos belíssimos em vagonite. É um ponto fácil de se elaborar, basta seguir a risca as receitas (ou criar a sua) mas, com a contagem certa nos fios para obter efeitos alinhados em toda a trama do tecido utilizado.

Mostro o início do trabalho em tecidos de étamine e vagonite depois siga sua receita, irei postar vários trabalhos fáceis e mais elaborados para você se deliciar com esta técnica. Dá um alô se tiver dúvidas.

 Em Étamine


Se errar: volte com a agulha a parte a desmanchar


Em Vagonite

Vagonite 2 - Passo - Material e Pontos

O material e pontos a serem utilizados dependerá da receita escolhida: os tecidos de Étamine ou Vagonite, agulha sem ponta e agulha fina para executar pontos de bordado: haste, caseado, nozinho; tesoura de ponta e  linhas, quando houver bordado. Lembre-se de dobrar o tecido em quatro, marque o centro, tanto na horizontal como na vertical, bem como, para medir o tamanho da linha a ser utilizado na carreira, você dobra o tecido em quatro e mede de 2,5 a 3 vezes a linha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...