terça-feira, 24 de maio de 2016

Manta Ajours

Vejam que lindo padrão para manta, crochetado em tiras e unidos na última carreira. Trabalha-se com agulha 5 mm, mas, este padrão pode ser elaborado tanto com linhas finas como barbantes ou lãs. Créditos: Garnstudio. 



AGULHA DE CROCHÉ DROPS 5 mm – ou o tamanho necessário para obter uma amostra de 14 pa x 8.5 carreiras = 10 x 10 cm.
Croché :
mpa – meio ponto alto
pa – ponto alto
pad – ponto alto doplo
pat – ponto alto triplo
pb – ponto baixo
pbx – ponto baixíssimo
pc – ponto corrente
----------------------------------------------------------

PONTO FANTASIA:
Ver diagramas A.1 a A.9.

DICA CROCHÉ:
Começar todas as carreiras de pb com 1 pc (substitui o 1.º pb).
Começar todas as carreiras de pa com 3 pc (substituem o 1.º pa).
Começar todas as carreiras de pad com 4 pc (substituem la 1.º pad).
----------------------------------------------------------

MANTA:
Crocheta-se a partir do meio em direcção aos lados.
Montar uma corrente de 181-205 pc com a agulha de croché 5 mm em Nepal. Crochetar 1 pa no 4.º pc a partir da agulha de croché (= 2 pa), 1 pa no pc seguinte, *saltar 1 pc, 1 pa em cada um dos 3 pc seguinte*, repetir de * a * em toda a carreira = 135-153 pa. Crochetar 1 pb em cada pa (= pelo avesso) – ver DICA CROCHÉ = 135-153 pb. 
*Crochetar então da seguinte maneira: A.4 nos 4 primeiros pb, A.1 acima dos 4 pb seguintes, A.2 acima dos 114-132 pb seguintes (= 19-22 vezes em largura), A.3 acima dos 9 pb seguintes, terminar com A.5 acima dos 4 últimos pb. Continuar desta maneira. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA NA AMOSTRA! Quando A.z tiver sido crochetado 1 vez em altura, crochetar 1-2 vezes A.y ao todo acima de A.z. Crochetar então A.x acima de A.y. Quando A.x a tiver sido crochetado 1 vez em altura, crochetar 1-2 vezes A.w ao todo acima de A.x*, repetir de * a * mais 1 vez em altura. AO MESMO TEMPO, na última carreira de A.w aumentar 2-0 pa a intervalos regulares (NOTA: não aumentar acima de A.4-A.5) = 137-153 pa. Crochetar então da seguinte maneira: A.6 acima de A.4, A.7 acima dos 128-144 pa seguintes (= 8-9 vezes em largura), A.8 acima dos pa seguintes, terminar com A.9 acima de A.5. Crochetar 1 vez A.6-A.9 em altura. Arrematar. 
Crochetar então a partir da corrente de base da mesma maneira, no sentido contrário, ou seja, crochetar pelo avesso: 1 pb em cada pa = 135-153 pb. Continuar então em ponto fantasia como se fez para a 1.º parte. Arrematar. A peça mede cerca de 126-146 cm au total.

Diagramas

1 pb no ponto
1 pa no ponto
1 pc
1 pa à volta do pc
1 borboto de 4 pad: Crochetar 1 pad no pa seguinte mas não fazer a última laçada (= 2 argolas na agulha de croché), crochetar 1 pad em cada um dos 3 pa seguintes da mesma maneira, crochetar juntamente as 5 argolas que estão na agulha de croché
1 pad no ponto
a 1.ª carreira é explicada acima
1 pb à volta do pc
2 pa no mesmo ponto
Crochetar 1 pa no pa seguinte mas não fazer a última laçada (= 2 argolas na agulha de croché), crochetar 1 pa em cada um dos 2 pa seguintes da mesma maneira, crochetar juntamente as 4 argolas na agulha de croché
7 pa no mesmo pc/pa



Tapete - Ponto Ziguezague

Vejam que graça! Deixa o ambiente aconchegante com este friozinho! Tapete em formato de estrela, de fácil execução, trabalhado em Ponto ziguezague agulha para crochê 7 mm. Confira o link da receita e gráfico. Créditos Garnstudio. 


Croché :
mpa – meio ponto alto
pa – ponto alto
pad – ponto alto duplo
pat – ponto alto triplo
pb – ponto baixo
pbx – ponto baixíssimo
pc – ponto corrente
----------------------------------------------------------

ARO = ANEL MÁGICO:
Quando se crocheta em redondo, começar com esta técnica evita um buraco ao meio (em vez do aro de pc): Segurar na ponta do fio e enrolá-lo 1 vez à volta do dedo indicador para formar uma argola. Segurar na argola com o polegar e o dedo médio esquerdos, colocar o fio por cima do dedo indicador esquerdo. Enfiar a agulha de croché no aro, fazer 1 laçada e puxar uma argola, crochetar 3 pc, depois, 11 pa à volta do aro. Puxar o fio para fechar o aro. Fixar a ponta do fio pelo avesso. 

DICA CROCHÉ:
Substituir o 1.º pa no princípio de cada carreira de pa por 3 pc. Terminar a carreira com 1 pbx no 3.º pc do princípio da carreira.

PONTO FANTASIA: 
Ver diagrama A.1.

RISCAS:
Crochetar riscas ajustando-as para que cada mudança de cor seja numa ponta de cima ou de baixo, ou que seja no princípio da carreira - ver MUDANÇA DE COR. Crochetar cada cor ate terem sido usados 2 novelos e, depois, mudar de cor da seguinte maneira:
RISCA 1: rosa pastel.
RISCA 2: rosa velho.
RISCA 3: bege.
RISCA 4: azul violeta.
RISCA 5: bege claro.
RISCA 6: rosa escuro.
RISCA 7: rosa velho.
RISCA 8: bege.

MUDANÇA DE COR:
Para uma bonita transição das cores, crochetar o último pa da carreira da seguinte maneira: *Fazer 1 laçada, enfiar a agulha de croché no último ponto, puxar uma argola, fazer 1 laçada e crochetar juntamente as 2 argolas que estão na agulha de croché, depois, fazer 1 laçada com a nova cor e crochetar juntamente as 2 argolas que estão na agulha de croché.
----------------------------------------------------------

TAPETE:
Crocheta-se em redondo, primeiro, em bege claro e, depois, seguindo as riscas e o ponto ziguezague.

CÍRCULO:
Fazer um ARO MÁGICO - ver acima - com 12 pa - VER DICA CROCHÉ-1 -, e a agulha de croché 7 mm em bege claro. Continuar da seguinte maneira:
CARREIRA 1: 2 pa em cada pa = 24 pa. 
CARREIRA 2: *2 pa no 1.º pa, 1 pa no pa seguinte*, repetir de * a * em toda a carreira = 36 pa.
NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
CARREIRA 3: *2 pa no 1.º pa, 1 pa em cada um dos 2 pa seguintes*, repetir de *a* em toda a carreira = 48 pa.
CARREIRA 4: *2 pa no 1.º pa, 1 pa em cada um dos 3 pa seguintes *, repetir de *a* em toda a carreira = 60 pa.
CARREIRA 5: *2 pa no 1.º pa, 1 pa em cada um dos 4 pa seguintes *, repetir de *a* em toda a carreira = 72 pa.
CARREIRA 6: *2 pa no 1.º pa, 1 pa em cada um dos 3 pa seguintes *, repetir de *a* em toda a carreira = 90 pa. 
Continuar então em ponto ziguezague., em rosa pastel - VER MUDANÇA DE COR!

ZIGUEZAGUE
Seguir as RISCAS - ver acima – e, AO MESMO TEMPO, crochetar o ponto ziguezague da seguinte maneira: 5 vezes A.1 ao todo em toda a carreira (= 10 pontas). Quando A.1 tiver sido crochetado 1 vez em altura, repetir a 3.ª carreira de A.1. Continuar até as riscas estarem feitas. A peça mede cerca de 112 cm de diâmetro (de uma ponta à outra). Arrematar.

----------------------------------------------------------
Pantufas: 
Ver DROPS 163-15 ou separador "Ver também " no modelo no site.
----------------------------------------------------------

Diagramas

1 pa no ponto da carreira precedente
1 pa à volta do aro da carreira precedente
3 pc
esta carreira é explicada acima


Módulo em Flor Crochê

Vejam um lindo e grande square = módulo em crochê, trabalhado com agulha de crochê 7 mm. Ideal para montar mantas tapetes, faça sua combinação de cores e você pode usar restos de lãs. Confira a receita com gráficos no link da Garnstudio.


Casaco Rendado

Este casaco charmoso, já virou um clássico, adoro!!! Vejam este trabalho em tons azuis com agulha para crochê 5,5 mm, de rápida execução. Confira o link da receita com gráficos, créditos a Garnstudio.



Poncho em Crochê

Elegante e esportivo poncho, para quem não gosta de fios grossos, este poncho trabalhado com agulha de crochê 4 mm e módulos unidos, tem um ar de leveza, sem franjas. Confira a receita no link. Créditos a Garnstudio.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...