sexta-feira, 3 de junho de 2016

Poncho Rhapsody in Rose

Vejam que "estiloso", jovial este poncho, trabalhado em crochê com agulha 8 mm, faça uma amostra com seu material 10 pa x 5 carreiras = 10 x 10 cm, com 2 fios crochetados juntos (no original) . Após a carreira 10, o quadrado mede cerca de 31 x 31 cm. Créditos: Garnstudio.

NOTA: Existem termos diferentes de tricô e croché em português de Portugal e do Brasil.

Tricô:
Malha = Ponto
Canelado = Barra
Ponto Jarreteira = Cordões de Tricô
Ponto Liga = Ponto Tricô

Croché:
mpa - meio ponto alto
pa - ponto alto
pad - ponto alto duplo
pat - ponto alto triplo
pb - ponto baixo
pbx - ponto baixíssimo
pc - ponto corrente

----------------------------------------------------------

PONTO FANTASIA:
Ver diagramas A.1 e A.2. A.1 mostra as carreiras 1-4 do quadrado inteiro, depois 1 lado e apenas 2 cantos.

DICA CROCHÉ: 
Substituir o 1.º pa de cada carreira por 3 pc. Terminar a carreira com 1 pbx no 3.º pc do princípio da carreira.
----------------------------------------------------------

PONCHO:
Fazer 4 grandes quadrados como explicado abaixo. Crochetar então os quadrados entre eles para formar o poncho. Terminar com uma orla à volta do decote e uma outra à volta da parte de baixo do poncho, depois acrescentar as franjas da parte de baixo. Crochetar o poncho totalmente com 2 fios.

Crochetar A.1 da seguinte maneira:
Montar uma corrente de 4 pc com a agulha de croché 8 mm e 2 fios Belle e unir em redondo com 1 pbx no 1.º pc. 
CARREIRA 1: 1 pc, 8 pb no aro de pc, terminar com 1 pbx no 1.º pb.
CARREIRA 2: 6 pc (= 1 pa + 3 pc) - VER DICA CROCHÉ -, *1 pa no pb seguinte, 3 pc*, repetir de * a * 7 vezes ao todo e terminar com 1 pbx no 3.º pc do princípio da carreira = 8 pa com um espaço de 3 pc.
CARREIRA 3: 1 pc, crochetar então da seguinte maneira em cada aro: 1 pb, 1 mpa, 3 pa, 1 mpa e 1 pb, terminar a carreira com 1 pbx no pc do princípio da carreira = 8 pétalas. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
CARREIRA 4: 7 pc, *1 pb entre as 2 pétalas seguintes, 6 pc*, repetir de * a * 7 vezes ao todo, terminar a carreira com 1 pbx no 1.º pc do princípio da carreira = 8 aros.
CARREIRA 5: 1 pc, crochetar então da seguinte maneira em cada aro: 1 pb, 1 mpa, 5 pa, 1 mpa e 1 pb, terminar a carreira com 1 pbx no pc do princípio da carreira = 8 pétalas.
CARREIRA 6: 10 pc, *1 pb entre as 2 pétalas seguintes, 9 pc*, repetir de * a * 7 vezes ao todo, terminar a carreira com 1 pbx no 1.º pc do princípio da carreira = 8 aros.
CARREIRA 7: 1 pc, crochetar então da seguinte maneira em cada aro: 1 pb, 1 mpa, 1 pa, 5 pad, 1 pa, 1 mpa e 1 pb, terminar a carreira com 1 pbx no pc do princípio da carreira = 8 pétalas. 
CARREIRA 8: Crochetar pbx até ao 1.º pad da 1.º pétala, 3 pc (= 1 pa), *8 pc (= canto), saltar 3 pad, 1 pb no último pad da mesma pétala, 5 pc, 1 pb no 1.º pad da pétala seguinte, 5 pc, saltar 3 pad, 1 pb no último pad da mesma pétala, 5 pc, 1 pa no 1.º pad da pétala seguinte*, repetir de * a * 4 vezes ao todo mas terminar com 1 pbx no 3.º pc do princípio da carreira (em vez de 1 pa no 1.º pad da pétala seguinte). 
CARREIRA 9: 1 pbx no aro de 8 pc, *4 pa + 4 pc + 4 pa no aro do canto, (4 pc, 1 pa no aro seguinte), repetir de (-) 3 vezes ao todo, 4 pc*, repetir de * a * 4 vezes ao todo, terminar com 1 pbx no 1.º pa (= 3.º pc) do princípio da carreira.
CARREIRA 10: *1 pa em cada um dos 4 primeiros pa, no aro do canto crochetar 3 pa + 2 pc + 3 pa, 1 pa em cada um dos 4 pa seguintes, 4 pa dans cada um das 4 aros seguintes*, repetir de * a * 4 vezes ao todo, terminar a carreira com 1 pbx no 1.º pa (= 3ème pc) do princípio da carreira. Temos, então, 30 pa ao longo de cada lado da peça e 2 pc em cada canto. Crochetar pbx até ao pc do 1.º canto.

Crochetar então seguindo A.2 ao longo dos lados da quadrado, à volta do pc dos cantos crochetar 3 pa + 2 pc + 3 pa. Continuar seguindo A.2 até o quadrado medir cerca de 38 x 38 cm – ajustar a altura para depois de 1 carreira em pa. NOTA: para um poncho maior, continuar A.2 até ao tamanho desejado. Arrematar. 

MONTAGEM:
Colocar os quadrados como indicado no esquema. Começar na parte de baixo subindo em direcção ao decote depois em direção à parte de baixo do meio do quadrado oposto: Colocar 2 quadrados, um no outro, avesso contra avesso, e crochetá-los juntamente com 2 fios da seguinte maneira: **1 pb à volta do aro do canto do 1.º quadrado, 1 pc, 1 pb à volta do aro do canto do 2.º quadrado, *3 pc, 1 pb entre 2 grupos de pa do 1.º quadrado, 1 pc, 1 pb entre 2 grupos de pa do 2.º quadrado*, repetir de * a * até ao canto seguinte, terminar com 3 pc para a transição no quadrado seguinte**, repetir de ** a ** descendo ao longo do outro lado do quadrado do meio e do quadrado seguinte. Cortar o fio e crochetar da mesma maneira do outro lado do poncho.

GOLA:
Crochetar uma orla de acabamento de 2 carreiras à volta do decote com a agulha de croché 8 mm da seguinte maneira: Continuar seguindo A.2 - ver DICA CROCHÉ - mas ajustar a altura com os cantos do meio da frente e do meio da parte de trás para que a orla seja bonita. Arrematar.

ORLA PARTE DE BAIXO DO PONCHO:
Crochetar uma orla de acabamento de 2 carreiras à volta da parte de baixo do poncho com a agulha de croché 8 mm e 2 fios da seguinte maneira: Continuar seguindo o diagrama A.2. NOTA: para continuar a ponta na orla, é importante continuar a aumentar a meio da frente e a meio da parte de trás, ou seja no aro do meio da frente e do meio da parte de trás, crochetar 3 pa + 2 pc + 3 pa em todas as carreiras. 
Quando a orla está feita, arrematar.

FRANJAS:
1 franja = 6 fios com cerca de 40 cm de comprimento. Dobrar o fio ao meio, enfiar as extremidades entre 2 grupos de pa e passa-las pelos fios na argola (temos , então, 12 fios para cada franja). Começar com 1 franja no aro da ponta do meio da frente e do meio da parte de trás, depois, acrescentar as franjas a cada 2 grupos de pa ao longo das diagonais.
Diagramas
1 pc
1 pb no ponto
1 pb à volta do aro
1 pb entre 2 grupos de pa
1 mpa à volta do aro
1 pa no ponto
1 pa à volta do aro
1 pa entre 2 grupos de pa
1 pad à volta do aro
(1 pb, 1 mpa, 5 pa, 1 mpa, 1 pb) à volta do aro
(1 pb, 1 mpa, 3 pa, 1 mpa, 1 pb) à volta do aro
4 pc, 1 pbx no 1.º pc (a carreira começa no ponto preto)
crochetar pbx até ao 1.º pad e começar a carreira aqui
crochetar 1 pbx à volta do aro de 8 pc
começar a carreira com 1 pc e terminar com 1 pbx no 1.º pb
começar a carreira com 1 pc e terminar com 1 pbx no 1.º pc
começar a carreira com 3 pc e terminar com 1 pbx no 3.º pc
a cada carreira, substituir o 1.º pa por 3 pc







Poncho com leques

Poncho em leques de crochê, trabalhado com agulha 5 mm, várias cores de lãs ou linha, faça uma amostra para adaptar a agulha 14 pa = 10 cm. Gosto de lembrar sempre a vocês que trabalhos retos, podem ser elaborados com qualquer linha e agulha na mesma receita. Mãos a obra, crie o seu!!! Créditos: Garnstudio.



NOTA: Existem termos diferentes de tricô e croché em português de Portugal e do Brasil.

Croché:
mpa - meio ponto alto
pa - ponto alto
pad - ponto alto duplo
pat - ponto alto triplo
pb - ponto baixo
pbx - ponto baixíssimo
pc - ponto corrente

----------------------------------------------------------

PONTO FANTASIA: 
Ver diagramas A.1 a A.3. Repetir as carreiras de A.X. Os diagramas mostram todas as carreiras do motivo, vistas pelo direito.

DICA FRANJAS:
Para uma bonita transição das cores, colocar as franjas de maneira a que sejam da mesma cor a cor da carreira à qual são fixadas. 
----------------------------------------------------------

PONCHO:
Crocheta-se em idas e voltas. 
Montar uma corrente de 67-74-88 pc (incluindo 3 pc para virar) com a agulha de croché 5 mm em Big Delight. 
Crochetar seguindo o diagrama A.1-A.3, ou seja da seguinte maneira:
CARREIRA 1 (= pelo direito): 2 pa no 4.º pc a partir da agulha de croché, 1 pc, *saltar 6 pc, 5 pa no pc seguinte, 1 pc*, repetir de * a * mais 7-8-10 vezes, saltar 6 pc, 3 pa no pc seguinte. 
CARREIRA 2 (= pelo avesso): 4 pc, *1 pa à volta do 1.º pc/do pc seguinte, 2 pc, 1 pa à volta do mesmo pc, 2 pc*, repetir de * a * mais 7-8-10 vezes, 1 pa à volta do pc seguinte, 2 pc, 1 pa à volta do mesmo pc, 1 pc, terminar com 1 pa à volta dos 3 primeiros pc do princípio da carreira precedente. 
CARREIRA 3: 4 pc, saltar 1 pc, 5 pa à volta do aro seguinte, *1 pc, saltar 1 aro, 5 pa à volta do aro seguinte*, repetir de * a * mais 7-8-10 vezes, 1 pc, terminar com 1 pa à volta dos 4 primeiros pc do princípio da carreira precedente. NÃO ESQUECER DE MANTER A MESMA TENSÃO DA INDICADA PARA A AMOSTRA!
CARREIRA 4: 4 pc, 1 pa à volta do 1.º pc, *2 pc, 1 pa à volta do pc seguinte, 2 pc, 1 pa à volta do mesmo pc*, repetir de * a * mais 7-8-10 vezes, 2 pc, terminar com 1 pa à volta dos 4 primeiros pc do princípio da carreira precedente, 1 pc, 1 pa à volta do mesmo pc.
CARREIRA 5: 3 pc, 2 pa à volta do 1.º pc, 1 pc, saltar 1 aro, *5 pa à volta do aro seguinte, 1 pc, saltar 1 aro*, repetir de * a * mais 7-8-10 vezes, terminar com 3 pa à volta dos 4 primeiros pc do princípio da carreira precedente. 

Repetir as carreiras 2-5 (= A.X) até a peça medir cerca de 112-120-128 cm - ajustar a altura para que a última carreira seja pelo avesso - arrematar.

MONTAGEM:
Colocar a corrente de montagem contra um dos lados mais compridos e unir (o lado mais comprido oposto passa a formar uma ponta a meio da frente).

FRANJAS:
Colocar 1 franja em cada aro na última carreira, depois, 1 em cada carreira subindo ao longo do lado mais comprido. 1 FRANJA = Cortar 2 fios de 36 cm de comprimento cada um. Dobrar os fios ao meio e passar a argola obtida pela argola. Enfiar as pontas dos fios na argola - VER DICA FRANJA.
Diagramas
1 pc
1 pa no pc
1 pa à volta do pc/do aro
direção do trabalho




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...